Fobos


Fobos (medo) é uma lua de Marte, recebeu o seu nome de um dos ajudantes do deus romano da guerra, Marte. Fobos é um corpo escuro que parece ser composto à superfície por material do tipo C. É semelhante aos asteroides do tipo C (condritos carbonáceos escuros) que existem no cinturão de asteroides. Alguns cientistas especulam que Fobos e a outra lua de Marte, Deimos, são asteroides capturados. No entanto, outros cientistas apontam evidências que contrariam esta teoria. Fobos mostra padrões estriados que são provavelmente fraturas causadas pelos impactos que provocaram as maiores crateras desta lua.

Estatísticas de Fobos
 Descoberto por Asaph Hall
 Data da descoberta 1877
 Massa (kg) 1.08e+16
 Massa (Terra = 1) 1.8072e-09
 Raio (km) 13.5×10.8×9.4
 Raio (Terra = 1) 2.1167e-03
 Densidade média (gm/cm^3) 2.0
 Distância média a Marte (km) 9,380
 Período de rotação (dias) 0.31910
 Período orbital (dias) 0.31910
 Velocidade média orbital (km/seg) 2.14
 Excentricidade orbital 0.01
 Inclinação orbital (graus) 1.0
 Velocidade de escape (km/seg) 0.0103
 Albedo geométrico visual 0.06
 Magnitude (Vo) 11.3
Animações de Fobos
Vistas de Fobos

Mosaico em Alta Resolução de Fobos

Este mosaico em alta resolução de Fobos foi criado a partir de três imagens da Viking. A cratera visível nesta imagem é a gigante cratera Stickney. Estendem-se desde a cratera os desfiladeiros causados pelo impacto que criou Stickney. (Copyright © 1997 by Calvin J. Hamilton)

phobos4
(Copyright © 1997 by Calvin J. Hamilton)

Seis Vistas de Fobos

Esta imagem mostra seis diferentes orientações de Fobos. Foram criadas utilizando o modelo de Peter C. Thomas e o mapa de Fobos da USGS. (Cortesia A. Tayfun Oner)

phobos6
(Cortesia A. Tayfun Oner)

Fobos

Esta imagem foi obtida pela sonda Viking em 1977. Podem-se observar nesta imagem padrões estriados. São provavelmente fraturas causadas pelo impacto da cratera Stickney mostrada abaixo. (Cortesia NASA)

phobos
(Cortesia NASA)

A Cratera Stickney

Uma das características mais surpreendentes de Fobos, além da sua forma irregular, é a cratera gigante Stickney. Por Fobos ter apenas 28 por 20 quilômetros (17 por 12 milhas), a lua esteve prestes a ser destruída pela força do impacto que causou a cratera gigante. Os desfiladeiros que se estendem através da superfície desde a Stickney, parecem ser fraturas superficiais causadas pelo impacto. Perto da cratera, o desfiladeiro mede cerca de 700 metros (2300 pés) de comprimento e 90 metros (295 pés) de profundidade. No entanto, muitos dos desfiladeiros têm comprimento e profundidade na ordem de 100 a 200 metros (328 a 655 pés) e 10 a 20 metros (33 a 65 pés), respectivamente. (Cortesia NASA)

phobos2
(Cortesia NASA)

Outra Vista da Cratera Stickney

Esta imagem mostra uma vista ligeiramente diferente da cratera Stickney. É visível uma cratera dentro da cratera Stickney. (Cortesia Calvin J. Hamilton)

phobos3
(Cortesia Calvin J. Hamilton)

Mapa Topográfico de Fobos

Este é um mapa topográfico de Fobos. Foi baseado no modelo criado por Phil Stooke. Tal como em todos os mapas, é a interpretação do cartógrafo; nem todas as características são necessariamente exatas, dada a limitação das informações disponíveis. Esta interpretação utilizou os dados disponíveis tanto quanto possível. (Cortesia A. Tayfun Oner)

phobos5
(Cortesia A. Tayfun Oner)

Projeção Conforme de Fobos

Esta imagem mostra duas vistas diferentes de Fobos numa Projecção Morfográfica Conforme. Uma vista mostra o lado da frente e a outra o lado de trás. (Cortesia Phil Stooke, NSSDC, e NASA)

phobos1
(Cortesia Phil Stooke, NSSDC, e NASA)

FONTE:  Solar Views (Créditos: Calvin J. Hamilton)

Imagens: NASA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s